Cerveja Bock: saiba tudo sobre o estilo e como harmonizar

bock

Olá Cervejeiros

 

Com o frio se aproximando, cada vez mais, temos que responder as perguntas: “Frio é melhor tomar vinho do que cerveja né?”, “Tem alguma cerveja para tomar no frio? Porque cerveja estupidamente gelada no inverno é complicado.”

No frio nosso corpo gasta mais energia para manter a temperatura. O que significa que comemos mais, para suprir esta energia gasta. Normalmente comemos comidas mais gordurosas, com mais carboidratos e mais proteínas, comidas mais intensas em sabores, aromas e gostos.

Fora isso a temperatura ao seu redor é mais baixa e fica complicado de tomar aquela cerveja estupidamente gelada. Copo congelado esqueçam. Mas quem acompanha o blog, sabe que cerveja estupidamente gelada, é servida única e exclusivamente, para que você não sinta/perceba os reais sabores da cerveja mal feita e insossa.

Por isso existem alguns estilos ideais para você consumir no frio, eles serão servidos menos gelados que o normal, terão um teor alcólico mais elevado, para subir a temperatura corporal, e terão sabores mais intensos para combinar com as comidas típicas desta época do ano, é engraçado como nós, nem percebemos, que nosso cardápio muda completamente de uma época do ano para a outra.

Para iniciar esta nossa viagem pelas “cervejas de inverno”, vou começar a falar de um estilo de cerveja criado na Alemannha, o Bock.

Estilo de cerveja clássico alemão, criado no norte do país na região de Einbeck, de onde deriva o nome. Tem como principais características: a forte carga de malte, predominando tanto no aroma, como no sabor. O lúpulo fica em segundo plano e quase impreceptivel em alguns casos. O corpo é médio. O teor alcoólico fica entre 6% e 7% deixando ela ideal para os dias mais frios. A utlização de maltes mais tostados deixa a cerveja com notas de caramelização e a cor e uma coisa à parte, as clássicas bocks são cervejas bem avermelhadas e em alguns casos até marrom escuro.

Como Harmonizar Bock:

Como eu falei no inicio estas são cervejas mais intensas e complexas por isso procuramos pratos e ingredientes mais fortes. A carne de Pato por exemplo é uma carne bem saborosa e intensa no sabor, e é isso que faz dela uma ótima parceira para cervejas bocks.

Porco e Javali são carnes mais adocicadas que combinam com as notas mais doces da cerveja, provenientes da caramelização do malte. Estes tipos de carnes também são mais gordurosos, e nesta parte que o teor alcoólico da cerveja entra, ele quebra esta gordura das carnes deixando bem mais interessante a combinação e menos pesada.

Como as bocks tem um adocicada mais evidente, estas carnes ou mesmo carnes de boi com molhos com frutas e mais adocicados fazem uma harmonização por semelhança realmente muito boa.

As Bock são ótimas também com sobremesas caramelizadas ou com toque de bananas. Clássicas sobremesas como Pudim de leite, Creme Caramel, Creme Brulee e Flan de caramelo ficam melhores ainda se acompanhadas com cervejas bock.

Você vai ver que cervejas podem sim acompanhar todos os pratos servidos em um jantar desde a entrada até a sobremesa.

Bom é isso pessoal.

Até mais

Cometem o que vocês acharam destas dicas de harmonização e quais vocês já testaram.

 

 

 

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook