Cervejas para o Verão: American Pale Ale!

APA

Olá Cervejeiros

Continuando nossa série especial de verão, vou falar de um dos meus estilos favoritos. As Americans Pale Ale. São cervejas sensacionais para se tomar na piscina, na praia, ou mesmo na varanda ensolarada de um prédio.

Elas nasceram da criatividade e a necessidade dos cervejeiros norte americanos. As Pales Ales foram criadas na Inglaterra com um teor entre 4.5% e 5.5% são leves. As características principais destas cervejas são os ingredientes nativos da Inglaterra, lúpulos com notas aromáticas terrosa e herbáceas, notas de caramelo provenientes dos maltes ingleses e um corpo médio.

Quando estas cervejas chegaram nos EUA logo ganharam fama, então os cervejeiros caseiros e as microcervejarias queriam fazer as suas versões, porém os lúpulos e maltes americanos eram totalmente diferentes dos ingleses, os maltes não tinham tantas notas de caramelo e os lúpulos tinham notas de frutas amarelas e cítricas, com notas florais também em evidência, bem diferentes dos ingleses, e o amargor dos lúpulos nativos era mais potente. E o custo para importar os ingredientes da Inglaterra era muito alto.

Mesmo sendo tão diferentes, eles tentaram fazer as Pale Ales com estes ingredientes, e deu tão certo que criaram um novo estilo de cerveja, que hoje conhecemos como American Pale Ale

Uma drinkability sensacional, você consegue beber litros sem perceber, cervejas leves e refrescantes. E os aromas? São demais, graças aos lúpulos americanos utlizados na composição e ao dry hopping muitas vezes utilizados, as cervejas parecem estar sempre frescas. A composição de aromas parece uma salada de frutas amarelas, manga, maracujá, pêssego… Depois aparecem as frutas cítricas como laranja, grapefruit.. É demais..

O malte aqui fica em segundo plano, dando um corpo no máximo médio a cerveja. O teor alcóolico chega no máximos aos 5.6% o que deixa ela com um  corpo bem leve e tranquila de se beber aos montes.

Outro fator que deixa a cerveja ideal para o verão, é o amargor mais evidente, este amargor, é tão bom, que quando você termina um gole, logo quer iniciar outro, é fantástico. Podendo chegar aos 42 IBUs (International Bitter Units, unidade utilizada como métrica), é menos amarga que suas irmãs AIPA, e mais amargas que as pilsens comuns.

Principais características

Cor: dourado profundo a cobre;

Aromas cítricos e florais provenientes de variedades americanas de lúpulo,       acompanhados por amargor médio a médio-alto

Corpo médio a baixo;

Ésteres frutais devem estar presentes em concentrações médias a elevadas;

Teor Alcóolico entre 4.5% e 5.6%

 

Como Harmonizar American Pale Ale

Por ser uma cerveja com o amargor mais evidente, bem carbonatada e muito aromática, ela brilha com comida condimentada e bem temperadas, se você adora pimentas, ela vai ampliar ainda mais a sua percepção de ardência e a carbonatação vai ajudar a limpar o palato.

Comidas mexicanas, ásiaticas e a baiana ficam fantásticas acompanhadas por uma American Pale Ale bem aromática e fresca. Bobó de Camarão é uma das receitas clássicas da Bahia e acompanhado por uma APA fica demais.

Ela também se dá muito bem com presunto cru, se você gosta de receitas que tem o presunto cru, já deveria ter harmonizado com este estilo de cerveja, não sabe o que está perdendo. Uma boa dica é o sanduíche francês clássico e simples de fazer o Croque Monsieur.

Um capitulo à parte é a combinação deste estilo de cerveja com Hambugueres, o amargor robusto da cerveja limpa o palato para a próxima mordida, ela ainda consegue acompanhar aquela maionese de ervas artesanal, sem contar a harmonização com queijo, fabulosa.

Pizza! Umas das melhores cervejas que você vai encontrar para acompanhar a aquela sua pizza favorita é uma APA, sim, você nunca mais vai tomar pilsens simples com seu sabor preferido de pizza. APA vai quebrar a gordura dos queijos, harmonizar com as ervas, atravessar a gordura da calabresa e te fazer a pessoa mais feliz do mundo com uma simples refeição!

Responda pra mim qual a sua APA preferida!

Um abraço

Thiago Nascimento

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook