Aprenda a harmonizar queijos e cervejas na sua casa!

Harmonizar

Olá Cervejeiros

Há um tempo atrás fiz um vídeo com uma harmonização de queijos clássicos e cervejas artesanais. As pessoas curtiram muito e sempre pedem para que eu repita ou faça outras harmonizações.

Hoje vou falar as técnicas de como fazer harmonizações na sua própria casa, seguindo conceitos que eu já passei sobre harmonização de cervejas e comidas. E também vou dar alguns exemplos práticos para que você só precise ir ao supermercado e comprar os queijos e as cervejas.

Vamos então a eles.

Primeiramente regra básica de harmonização: queijos mais simples, com cervejas mais simples, queijos mais gordurosos cervejas mais alcoólicas/amargas, queijos mais complexo, cervejas mais complexas.

Características que você deve perceber na cerveja:

Carbonatação: Quanto mais carbonatada a cerveja mais ela quebra a gordura do queijo e limpa o palato

Álcool: Quanto maior o teor alcoólico, mais complexo tem que ser o queijo.

Amargor: é importantíssimo para minimizar a gordura dos queijos.

Notas de malte: muitos queijos tem notas de aromas e sabores de frutas secas, amendoadas, e muitas cervejas também possuem estas notas.

Doce: cervejas mais doces são ótimas para harmonizar com queijos mais salgados.

Características que você deve perceber no queijo:

Gordura: quanto mais gorduroso o queijo mais alcoólica e/ou amarga tem que ser a cerveja;

Salgado: Tem alguns queijos que são mais salgados que outros, você deve tomar cuidado com o amargor neste caso.

Textura: o queijo é mais amanteigado ou ele é bem firme?

A maturação do queijo: quanto tempo ele tem de maturação? Quanto mais tempo maturado, mais complexo o queijo.

Tipos de queijos e harmonizações:

Queijos de cabra (Mais leves e suaves)

Cervejas com certa acidez harmonizam por semelhança com as notas ácidas dos queijos de cabra. Minhas indicações: Weissbier, witbier, saison e berliner weisse

Queijos de mofo branco (Tipo brie, cammembert)

Queijos mais amendoados, que evoluem com o tempo de maturação, tome cuidado. Cervejas do tipo fruit beer trás um pouco de doce para a harmonização bem interessante. Outras cervejas que também harmonizam muito bem Weissbier, witbier e saison trazem a acidez e às especiárias que harmonizam com as notas dos queijos.

Queijos Semiduros (gruyère, emmental, gouda)

Como são tipos de queijos mais adocicados e gordurosos. Temos que procurar cervejas com boa presença dos sabores de malte, teor alcoólico elevado e residual de dulçor harmonizam perfeitamente com os queijos. Minhas  indicaçõe: Bock, blond ale, brown ale e weizenbock.

Queijos Duros (parmesão, grana padano, pecorino)

Queijos bem gordurosos e salgados pedem cervejas com alto teor alcoólico e bom corpo. As com notas tostadas, como stout e porter, vão bem pela combinação do sabor tostado com o salgado. Cervejas adocicadas, como Belgian strong golden ale, tripel e doppelbock são uma ótima pedida também.

Queijos de mofo azul (gorgonzola, roquefort, stilton)

Este são os mais intensos e complexos. Também são gordurosos e salgados,  eles pedem uma cerveja extremamente complexa para equilibrar as forças. O salgado pede doçura ou torrefação. A gordura pede amargor ou álcool, para limpar as papilas gustativas. Minhas indicações: barley wine, tripel, imperial porter e imperial stout.

 

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook