Aprenda a harmonizar cervejas e sobremesas

Tasting of beer and pattie chocolate pastries.

Olá Cervejeiros tudo bem?

Hoje eu vou falar de uma das minhas combinações preferidas, e para muitas pessoas, até surpreendente, que é: cervejas artesanais e as sobremesas.

A cervejas artesanais são as companheiras perfeitas para a sua sobremesa predileta, seja ela qual for, torta de chocolate, mousse, brownie, Tiramissu, Panacotta, Pudim de leite, enfim você consegue encontrar um estilo perfeito para cada combinação. É incrível e muito melhor que aqueles vinhos de sobremesas…

O elemento que mais vamos focar é o malte, sabores torrados, tostados, caramelizados, café, chocolate entre outros sabores é o que iremos procurar em cada estilo. Estes sabores em algumas combinações serão harmonizados por semelhança ou mesmo por contraste com a sobremesa ou até mesmo por complementação.

Outro componente que também tem que ser avaliado é a composição da cerveja, alguns casos a cerveja tem algum ingrediente a mais, além dos quatro que nós já conhecemos (água, malte, lúpulo e levedura), estes ingredientes auxiliam na harmonização, como por exemplo a adição de café, chocolate e frutas em algumas cervejas.

Cervejas mais ácidas também são uma boa pedida para estas harmonizações, as fruits lambics belgas, são ótimas cervejas para acompanhar as sobremesas mais gordurosas, pois a acidez quebra a gordura do prato deixando menos enjoativo e as frutas utilizadas dão um novo sabor a composição.

Estilos e harmonizações

 

Porters

Estilo clássico inglês, cerveja escura que com tons marrons quase negros, as características mais marcante destes estilos são as notas de chocolate fantásticas, e o tostado também é bem evidente. A harmonização por semelhança com sobremesas que levam chocolate é bem simples e clássica, você pode tentar tortas de chocolate, brigadeirão, brownie, petit gateau, bolo de chocolate, trufas, e o clássico mousse, assim por diante.

Mas podemos fazer uma brincadeira aqui nas sobremesas com frutas, por exemplo, a cerveja introduz o chocolate que muita vezes falta na receita e ainda o amargor dos maltes tostados ameniza a doçura da sobremesa, assim ela não fica muito enjoativa. Panacotta de Frutas vermelhas, torta de damascos, bolo prestigio, sorvete de frutas, tarte tartin (torta de maçã) e muitas outras.

 

Stouts

Outro estilo clássico inglês, cerveja preta mesmo, não tem nuances de outras cores, e tem nas notas de café e chocolate sua grande característica. O café é muitas vezes utilizado para finalizar uma refeição, logo após a sobremesa, por que não utilizar uma cervejas com notas de café e chocolate para harmonizar com sobremesas? Fica fantástico com sorvete de creme, Tiramisu, bolo floresta negra, cup cake recheados, churros de doce de leite, creme brulee, e torta de limão.

 

Fruit Lambics

Estilo  histórico belga, as frutas aqui são adicionadas para amenizar a sensação de acidez das leveduras selvagens. Aqui a principal característica é a acidez que vai ser perfeita para aquela sobremesa mais gordurosa. Outro fator importante aqui é saber qual a fruta utilizada na produção, normalmente são utilizadas framboesas, cerejas, morango ou pêssegos, mas existem cervejas com outros tipos de frutas. Estas cervejas são a complementação perfeita para um  cheesecake, sorvete de creme, complementando os sabores de uma torta de chocolate e torta holandesa.

 

Bock, Doppelbock, Weizenbock

Toda vez que você ver o sufixo “bock” em uma cerveja alemã, significa que ela vai ser mais alcoólica e mais escura que uma cerveja comum. Este tipo de cerveja é caracterizado pela notas de caramelo e o corpo mais pesado, assim sobremesas com calda de caramelo são uma ótima aposta para a harmonização pudim de leite, merengues finalizados com maçarico, doce de banana e banana pudding.

 

Dubbel

Outros estilo belga clássico. As suas notas de frutas passas e o teor alcoólico mais elevado são surpreendentes com sobremesas mais cremosas e que tem uvas passas, ameixas secas, damascos e tâmaras na composição, como o nosso manjar branco, por exemplo. Também vão muito bem com trufas de chocolate, Creme Brulee e Cheesecake.

Até mais

Thiago do Nascimento

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook